.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

20 Dicas para Emagrecer


Está sendo difícil emagrecer? Seguir aquela dieta está lhe dando nos nervos? Saiba que não é tão difícil assim perder peso e entrar em forma. Alguns cuidados com a alimentação podem fazer uma diferença e tanto no final das contas. Confira 20 dicas para emagrecer e, principalmente, continuar magro(a):

1-Estabeleça metas que possa cumprir. Antes de começar uma dieta, não fique inventando metas difíceis pra você realizar. Só você conhece os seus limites, por isso não chegue já pensando em emagrecer 10 kg em uma semana ou chegar o fim do mês com o corpo devidamente em forma. Somente pense que a sua alimentação vai mudar um pouco e pronto.

2-Nunca esqueça das fibras. As fibras ajudam na digestão e fazem o intestino trabalhar mais, aumentando a perca calórica durante a digestão. Sem contar que evita também o intestino preso.

3-Estimule-se. É importante não se abalar por qualquer motivo. Busque a cada dia uma nova motivação para seguir a dieta. Por ser difícil no início, muitas pessoas acabam desistindo mesmo.

4-Não pule refeições. Ficar sem fazer uma das refeições do dia somente prejudica na dieta. Além de possíveis perdas de músculos em vez de gordura, aumenta a vontade de comer na próxima refeição. Procure sempre tomar café da manhã, almoçar, café da tarde e também jantar.

5-Seja criativo na cozinha. Já que você está de dieta, somente consumirá produtos de baixa caloria. Pois é por isso mesmo que precisa desenvolver um cardápio diferente para cada dia da semana. Comer sempre a mesma coisa acaba desmotivando e enjoando a pessoa. Não cometa esse erro e bole quantas receitas diferentes conseguir.

6-Distração é fundamental, bole atividades e mais atividades para passar qualquer tempo que possa ser ocioso. Praticar esportes ou sair para passear com os filhos, trocar as volta de carro por caminhadas ou bicicleta, são alguns exemplos fáceis e simples.

7-Comer até se sentir “cheio” é um péssimo hábito, especialmente na parte da noite. Quando se come demais, até a digestão fica complicada. O ideal é comer nem de menos e nem demais. Se você ainda estiver com fome, coma um pouco mais, se sentir-se cheio, quer dizer que passou da conta.

8-Substitua o óleo sempre que for possível. O melhor a fazer inclusive é dispensar a frigideira de vez. Existem muitos recursos para abandonar o óleo na maioria das refeições, como grelhar, cozinhar no vapor, assar no forno, etc.

9-Não existe um segredo para emagrecer imediatamente, tome cuidado com certas dicas, remédios e termogênicos. O acompanhamento médico é fundamental para o uso de substâncias que auxiliam no emagrecimento.

10-Muita atenção nos restaurantes. Evite pães e acompanhamentos e opte sempre pela comida mais colorida possível.

11-As festas podem ser um problema claro, mas existe uma saída eficaz. Fazendo uma boa refeição antes de sair. E durante a festa, não esqueça de maneirar, e bem, nas bebidas alcoólicas.

12-Fazer compras com estômago vazio só piora as coisas. Comer logo antes de ir ao supermercado vai fazer você contribuir para o emagrecimento e também economizar. Querendo ou não, se estamos com fome, acabamos comprando alimentos além do necessário.

13-Não esqueça dos execícios físicos, que devem ser diários e progressivos.

14-Refrigerantes são um dos grandes inimigos de quem busca emagrecer. Para driblar, prefira sucos naturais ou água mesmo. Os sucos naturais possuem fibras alimentares, sem contar na riqueza de vitaminas e sais minerais, então não troque por sucos artificiais pensando que vai ser a mesma coisa.

15-Mesmo tomando suco, não esqueça de comer as frutas.

16-Coma devagar. Além de saborear melhor o alimento, facilita na digestão. Comer os alimentos devagar está cada vez mais difícil nos dias corridos de hoje, porém, é preciso lembrar que comendo rápido demais, você pode também acabar comendo além do suficiente.

17-Monitore o consumo de açúcar. O ideal é que se troque por adoçantes artificiais, mas todos nós sabemos que não é todo mundo que gosta do adoçante e não trocaria o açúcar por nada artificial. Se você é uma dessas pessoas diminua o consumo de doces e a quantidade de colheres de açúcar no café.

18-O dia e a hora de começar pode ser qualquer momento. Nada de ficar dizendo coisas do tipo: “Segunda eu começo a minha dieta”. A pessoa deve se lembrar que a dieta deve começar aos poucos e não drasticamente.

19-Ter paciência para ver os resultados é fundamental. Infelizmente, ninguém emagrece de um dia para o outro. A ansiedade já acabou com muitas dietas que poderiam ter um final satisfatório.

20-Algumas mudanças no humor podem ser um convite forte para que a pessoa acabe comendo demais. Isso deve ser evitado.

Você pode começar agora mesmo, incorporando um item de cada vez no seu dia-a-dia, devagar, sem ansiedade. Com força de vontade e paciência, você poderá atingir seu peso certo antes mesmo de perceber.

Água no auxílio do emagrecimento e da hipertrofia - Como calcular o quanto devemos beber de água ao longo do dia


A água pode auxiliar de fato no emagrecimento e na hipertrofia? A resposta é sim! Além de ser o elemento mais importante para a sobrevivência do ser humano, somente perdendo para o oxigênio, administrando-a muito bem, ela pode servir de auxílio no emagrecimento. A água gelada é um termogênico, ela ajuda o organismo a gastar energia, assim como todos os alimentos termogênicos. Quem se informa a mais tempo, pelo menos já deve ter ouvido falar sobre a dieta termogênica, usada inclusive por alguns famosos da televisão. É uma das mais eficazes e seguras atualmente, com efeitos consideravelmente rápidos e sem ocasionar desnutrição.

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo naturalmente. Para regular a temperatura, o corpo trabalha muito mais. Um chá verde quente, por exemplo, faz o corpo trabalhar para regular a temperatura, ao mesmo tempo em que reduz a absorção de açúcar e a amilase, enzima que cuida dos carboidratos. Frutas, não só podem como devem ser inseridas na dieta termogênica, pois além de tudo são ricas em fibras. Você pode tomar um suco natural gelado, funciona bem, mas toda a fibra, somente vai encontrar na própria fruta.

E a água gelada entra como uma grande amiga no emagrecimento, especialmente de quem faz exercícios físicos e precisa investir numa dieta equilibrada, eliminando gorduras mas nunca músculos. Então, para os treinos, nada melhor do que levar uma água bem gelada. Não só nos treinos como em todo o lugar que for possível. Digamos que você beba uma água com uma temperatura de 3ºC. Imagine ela entrando no seu organismo que precisa sempre se manter na média dos 37ºC. É aí que o corpo todo precisa trabalhar arduamente para manter sua temperatura normal.

Veja também nossas 20 dicas para Emagrecer e os alimentos que ajudam a emagrecer.

Quem pratica exercícios físicos não pode esquecer de beber no mínimo 8 copos por dia, em torno de dois litros. Aproximadamente dois litros de água gelada por dia garante a queima de pelo menos 200 calorias diárias, isso significa que você perde o que deveria ter de gasto calórico em uma corrida de até 4 km. Por isso que a água gelada ajuda a emagrecer sem sombra de dúvidas. Lembrando ainda, que a água é termogênica e não possui açúcar nem gordura, como todo mundo sabe.

E no auxilio da hipertrofia, não há duvidas de que a água é uma das grandes responsáveis. Começando pelo mais importante: O rendimento. A falta de água no organismo acaba danificando o rendimento em grande escala. 70% do nosso corpo é formado de água, ela faz o trabalho de hidratar todas as células, sem exceção. Então, deixe a água faltar e o rendimento cai lá embaixo. Quando falta água suficiente, ainda mais durante um treino onde o suor é sempre presente, o corpo começa a trabalhar para poder encontrar um meio de não deixar as células mais importantes se desidratarem. Toda a energia que poderia ser usada nos exercícios, então acaba sendo desperdiçada.

Uma pequena desidratação pode diminuir até mesmo 10% do seu pico de força. Pode não parecer muito, mas para a hipertrofia dos músculos não pode acontecer essas variações todo o tempo. Na hora de digerir um alimento, a água ajuda na maximização da absorção dos nutrientes, quanto melhor absorvidos esses nutrientes, melhor será certamente a hipertrofia. Se o contrário acontecer e seu corpo precisar fazer uma digestão de forma pouco hidratada, será uma digestão ineficiente e mais demorada.

Quem faz musculação sabe muito bem que é necessário termos uma preocupação maior com a pressão sanguínea. Principalmente porque ela pode afetar o rendimento em grande escala quando está baixa, ou torná-los arriscados quando está alta. Um volume de água muito baixo no organismo acaba acarretando em oscilações na pressão sanguíneas, nada saudáveis.

Mas então aparece uma dúvida crucial: Existe alguma fórmula para calcular a quantidade de água que devemos ingerir por dia?

Sim, existe sim. Você só precisa multiplicar 39 ml por seu peso corporal em kg. Veja o exemplo:

Uma pessoa que pesa em média de 70 kg: 39 x 70 = 2730 ml. Ou seja, podemos dizer que uma pessoa com aproximadamente 70 kg precisa beber de 2,5 l a 3 litros de água por dia.

Abraços e Bons Treinos.

Dietas - Alimentos que ajudam a Emagrecer


Quem pratica musculação e outros esportes, sempre tem uma preocupação importante com sua saudade, por isso leva a dieta muito a sério. Mas claro que não é fácil saber assim de início quais os alimentos que podem ser consumidos sem que acabe engordando demais. É um grande problema na verdade, todos sabemos que um fisiculturista precisa ter boa alimentação e às vezes acaba exagerando nos alimentos. Quem parou com os exercícios por um tempo e adquiriu gorduras extras, quando volta, precisa emagrecer o mais rápido possível. Por isso, preparamos uma lista especial com alimentos que ajudam no emagrecimento.

Quem acompanha o Planet Buscas há mais tempo, já deve saber que uma boa dieta está longe de ser parecido com passar fome. Ainda mais para quem faz musculação, pois precisa manter-se bem alimentado afim de evitar que os músculos acabem se canibalizando por falta de proteínas. Então, confira uma lista dos principais alimentos para emagrecer sem perder vitaminas, carboidratos proteínas, lipídios, minerais e fibras.


Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em proteínas:

A importância da proteína para quem faz exercícios físicos é indiscutível. Sem ela, sem elevação da massa muscular. Até mesmo quem não costuma fazer exercícios, precisa equilibrar a sua ingestão. Porém, todos sabemos que os alimentos realmente ricos em proteínas, são derivados de animais e consequentemente ricos em gorduras, como fazer então?

Bem, por isso a dica é grelhar ou assar os alimentos, afaste-se de fritá-los no óleo ou azeite.
Peito de frango, atum, salmão, coxão mole e patinho são excelentes opções para você incluir em sua dieta, por serem carnes magras ou com “gorduras boas”, como falamos nesses dois artigos das proteínas e lipídios. Coma ovos cozidos e evite comer as gemas, pois é exatamente ali onde se encontra a gordura prejudicial do ovo.



Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em vitaminas:


As vitaminas são importantíssimas e ao mesmo tempo são muito esquecidas na hora de uma dieta. Os principais fornecedores de vitaminas são frutas e legumes. Uma boa dica é ingerir diariamente 3 porções de frutas e legumes, pois isso ainda vai ajudar na captação de fibras, como veremos a seguir. Mas agora, vamos a lista das vitaminas mais importantes e os alimentos que as fornecem:

Vitamina A – Jamais esqueça dela, pois é a principal responsável pela saúde da visão, combate ao envelhecimento precoce, etc. Ela pode ser encontrada em alimentos como pêssego, mamão e cenoura.

Vitamina C –
Não ouse praticar esportes sem ela. Sua principal função no organismo é dar resistência aos ossos, dentes e tendões, assim como reforçar os vasos sanguíneos. Pode ser encontrada em frutas cítricas como a laranja e o limão, assim como no tomate e no pimentão.

Vitamina D –
A grande responsável pela saúde dos ossos. É ela que promove a absorção de cálcio pelo organismo. Pode ser encontrada em peixes e leite. Por isso, opte por peixe grelhado e leite desnatado.

Vitamina B1 –
Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e com isso, também do coração. Ela é bem mais fácil de ser obtida em alimentos para emagrecer como arroz integral, cereais integrais, verduras amargas e legumes em geral.

Vitamina B2 –
Antes conhecida como vitamina G, favorece o metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas. É encontrada principalmente em vegetais folhosos como o repolho.

Vitamina B3 –
Importante para remover substâncias químicas tóxicas e auxiliar na produção de hormônios. Pode ser encontrada em frutas secas e cereais integrais.

Vitamina B5 – Ela ajuda a controlar o stress, formação de anticorpo e ainda auxilia o metabolismo. Pode ser encontrada no milho e vegetais em geral.

Vitamina B12 –
É indispensável na formação do sangue, evitando problemas cardíacos e derrames. É encontrada em grandes quantidades no Fígado bovino e em carnes de peixes. No mercado existem marcas que oferecem margarinas fortificadas com vitamina B12, vale a pena dar uma conferida.


Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em carboidratos:

É quase que um paradoxo oferecer alimentos com carboidratos mas que podem ajudar no emagrecimento também. Porém, a deficiência de carboidratos no organismo, ocasiona num baixíssimo rendimento de massa muscular. A solução está em ingerir alimentos com baixo índice glicêmico (IG), veja uma lista com os principais:

* Batata doce;
* Lentilha;
* Ervilha;
* Grão de bico;
* Pão de centeio;
* Feijão preto;
* Arroz integral
* Macarrão integral;
* Espaguete.

Nesse artigo dos Carboidratos, citamos várias fontes para você incluir em sua dieta, apesar de ser para uma dieta de hipertrofia, incluimos carboidratos de baixo índice glicêmico.


Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em lipídios:


Talvez esta parte seja um pouco mais delicada, pois vamos falar da inserção de gordura numa dieta para emagrecer. Ao contrário do que muitos pensam, e levam isso com seriedade, é que uma dieta deve ser livre de todo os tipo de gordura, mas não é assim. O HDL (colesterol bom) deve estar presente no nosso corpo sempre, é ele que impede que o colesterol ruim avance totalmente. O ômega-3 também entra nessa batalha, ele é um ácido graxo não produzido naturalmente pelo corpo e por isso deve ser ingerido nos alimentos.

O ômega-3, desde sua descoberta, acabou sendo muito importante para o corpo humano, pois além de ajudar na circulação sanguínea e evitar problemas cardíacos, ainda controla a depressão, diminui o risco de alguns cânceres, entre outros benefícios.

Tanto o ômega-3 quanto o HDL, podem ser adquiridos em:


* frutos do mar como salmão e atum;
* Linhaça;
* Nozes;
* Óleo de canola;
* Ovos com ômega-3 produzidos por galinhas alimentadas com semente de linhaça.

Para ajudar a controlar os níveis de HDL no organismo, uma outra boa dica é ingerir pequenas quantidades diárias de pequenas frutas vermelhas como morango, framboesa, amora, etc.

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em sais minerais:


Os sais minerais às vezes não são levados em consideração nas dietas. E isso que eles não são tão difíceis assim de serem encontrados. Numa couve, por exemplo, é possível encontrar ferro, cálcio e fósforo ao mesmo tempo. O cálcio e o fósforo, são os principais responsáveis na formação do esqueleto e dos dentes.

*O ferro é bem mais fácil de encontrar. No mesmo frango ou bife grelhado que você pode comer para conseguir proteínas, também irá conseguir ferro.

*O cálcio já é bastante famoso por estar presente no leite, mas a dica pra quem busca emagrecer, é tomar leite desnatado. Também é encontrado em brócolis e repolho;

*O fósforo é indispensável, mas pode ser encontrado mais facilmente, ele está presente na carne de frango, no repolho, etc;

*O magnésio já é bem conhecido dos esportistas, pois ele tem papel fundamental na resistência física. A melhor forma de obtê-lo é em legumes, ou alguns grãos como nozes;


Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em fibras:


As fibras são como nossos garis internos, elas praticamente fazem o trabalho de limpar boa parte do organismo. Sem contar que alimentos ricos em fibras trazem a sensação de estarmos saciados por mais tempo, evitando fazer com que possamos comer demais. Elas estão presentes em todos os alimentos integrais como pães, cereais, macarrão e arroz. Uma outra dica para quem gosta do típico feijão com arroz, é fazer com arroz integral, pois o feijão preto também é rico em fibras.

O mais importante é lembrar que todos esses alimentos devem ser ingeridos em quantidades normais, nunca demais. Por mais saudável que seja um alimento, ingeri-lo demais, pode ser perigoso como tudo.

Supino Declinado

  • SUPINO EM DECLIVE

Descrição:
Deitado, com o corpo em declive, sobre um banco mais ou menos inclinado (entre 20° e 40°), pés fixados para evitar o deslizamento, segurar a barra com as mãos em pronação com uma distância igual ou superior à largura dos ombros:
- Inspirar e descer a barra sobre a parte baixa dos peitorais, controlando o movimento. Desenvolver e expirar no final do movimento.


Cruxifico Inclinado com Halteres

  • SUPINO INCLINADO, COM ALTERES
Descrição:
Sentado sobre um banco mais ou menos inclinado ( não mais que 60° para não centrar demais os trabalhos sobre os deltóides), cotovelos flexionados, mãos segurando os alteres em pronação:
- Inspirar e esticar os braços verticalmente aproximando os alteres. Expirar no final do movimento.
Veja como executar corretamente na figura acima.

Supino Inclinado com Halteres

  • SUPINO INCLINADO, COM ALTERES
Descrição:
Sentado sobre um banco mais ou menos inclinado ( não mais que 60° para não centrar demais os trabalhos sobre os deltóides), cotovelos flexionados, mãos segurando os alteres em pronação:
- Inspirar e esticar os braços verticalmente aproximando os alteres. Expirar no final do movimento.
Veja como executar corretamente na figura acima.

Supino Inclinado


  • SUPINO INCLINADO
Descrição:
Sentado sobre um banco inclinado entre 45° e 60°, segurar a barra, mãos em pronação com uma distância superior à dos ombros:
- Inspirar e descer a barra sobre a parte superior do peito. Desenvolver e expirar no final do esforço.
Veja nas imagens acima como executar corretamente o exercício.

Pull-Over com Barra


  • "PULL - OVER" COM BARRA, DEITADO SOBRE UM BANCO HORIZONTAL
Descrição:
Braços estendidos a barra segura em pronação, mãos afastadas na largura dos ombros:
- Inspirar, enchendo o peito ao máximo, e descer a barra atrás da cabeça, flexionando levemente os cotovelos. Expirar ao retornar à posição inicial.
Este exercício é de flexibilização favorável à expansão torácica, ele será realizado com cargas leves, cuidando particularmente do posicionamento e da respiração.
Veja na figura acima como executar corretamente o exercício.


Cruxifixo em pé com polia (CrossOver)

  • ABDUÇÃO - ADUÇÃO EM PÉ COM UMA POLIA ALTA EM FACE ( CABO CROSS OVER)
Descrição:
Em pé, pernas levemente afastadas, o tronco um pouco inclinado, cotovelos discretamente flexionados, as mãos segurando os pegadores, braços abertos:
- Inspirar e aproximar os braços para colocar os pegadores em contato. Expirar no final da contração.
Veja como executar corretamente na ilustração acima.

Cruxifico no Aparelho (Peck Deck)

  • ABDUÇÃO - ADUÇÃO COM APARELHO ESPECÍFICO
Descrição:
Sentado no aparelho, braços afastados em posição horizontal:
- Inspirar e aproximar os braços ao máximo, expirar no final do movimento.
Este exercício é recomendado para os iniciantes pois ele permite a aquisição de força suficiente para passar em seguida, aos movimentos mais complexos.
Veja que o aparelho pode variar de acordo com as figuras acima.

Cruxifico com Halteres

  • ABDUÇÃO-ADUÇÃO, DEITADO, COM ALTERES (CRUCIFIXO)
Descrição:
Deitado sobre um banco estreito para não atrapalhar o movimento das escápulas, as mãos segurando alteres, os braços estendidos ou os cotovelos levemente flexionados para aliviar a articulação:
- Inspirar e abrir os braços até a horizontal;
- Elevar os braços até a vertical expirando;
- Provocar uma pequena contração isométrica no final do movimento para acentuar o trabalho sobre a parte esternal dos peitorais.
Este exercício nunca deve ser feito com muito peso. Ele localiza o esforço essencialmente sobre os peitorais maiores. Ele representa um exercício básico para aumentar a expansão torácica que contribui para o aumento da capacidade pulmonar. Além disso, ele é um excelente movimento de elasticidade muscular.
Veja na figura os músculos solicitados.

Mergulho em Barras Paralelas ("Dips")


  • ''DIPS'' OU REPULSÕES EM BARRAS PARALELAS
Descrição:
Apoiado sobre as barras paralelas, os braços estendidos, as pernas no vazio:
- Inspirar e flexionar completamente os antebraços sobre os braços para levar o tronco no nível das barras;
- Efetuar a repulsão e expirar no final do esforço.
Durante sua execução, quanto mais inclinado o tronco, mais importante será a participação dos peitorais. Ao contrário, quando mais reto estiver o tronco, mais os tríceps serão solicitados.
Este exercício não é recomendado para os iniciantes, pois exige aquisição prévia de uma certa potência.
Séries de 10 a 20 repetições produzem os melhores resultados.
Para adquirir maior potência e também maior volume, os atletas acostumados ao movimento podem se exercitar com um peso pendurado na cintura entre as pernas.

Observação - Em todos os casos, é necessário executar os "dips" com prudência para não traumatizar a articulação do ombro.

Flexões em Solo

  • FLEXÃO OU REPULSÕES FRENTE AO SOLO
Descrição:
Apoiado frente ao solo, os braços estendidos, mãos afastadas na largura dos ombros (ou mais), pés juntos ou levemente separados:
- Inspirar e flexionar os braços para levar a caixa torácica próxima do solo, evitando aumentar excessivamente a curvatura lombar (lordose);
- Forçar até a extensão completa dos braços;
- Expirar no final do movimento.
Veja na ilustração como executar corretamente o exercício.

Supino "Mãos aproximadas" Ou Tricéps Supinado

  • SUPINO RETO COM AS MÃOS APROXIMADAS
Descrição:
Deitado sobre um banco horizontal, os glúteos em contato com o banco, os pés apoiados contra o solo, segurar a barra com as mãos em pronação com uma distância variável de 10 a 40 cm segundo a flexibilidade dos punhos:
- Inspirar e descer a barra sobre o peito, os cotovelos separados, controlando o movimento. Desenvolver e expirar no final do esforço.
Este exercício é excelente para desenvolver os peitorais na parte maior, assim como os tríceps (a respeito, este exercício pode ser incluído no programa especifico para os braços).
Veja na figura como executar corretamente e quais são os músculos solicitados.
 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Supino Horizontal (“Reto”)

  • SUPINO RETO OU BENCH PRESS
Descrição:
Deitado sobre um banco horizontal, os glúteos em contato com o banco, os pés apoiados contra o solo:
- Segurar a barra, mãos em pronação com uma distância superior a largura dos ombros;
- Inspirar e descer a barra, controlando o movimento, até o peito;
- Desenvolver expirando no final do movimento.
Veja como executar corretamente o exercício na figura acima.


Os melhores exercícios para peito


Quando falamos em peitorais sempre imaginamos alguém fazendo supino, ou mais precisamente o supino reto em uma academia, mas para se trabalhar esta região do corpo de forma correta.

Existe uma série de exercícios que se dividem os músculos peitorais em três partes: superior, médio e inferior. Claro que para cada corpo, cada formação muscular, deve-se utilizar um tipo de treino, e neste texto será possível reconhecer qual será ele.

Desta forma iremos explicar neste artigo cada exercício destes: como devem ser realizados, qual seu objetivo específico, e com vídeos será possível conhecê-lo na prática.

Vale lembrar que não são necessários muitos tipos de exercício para cada região do peitoral, e sim os melhores a fim de maximizar e desenvolver de forma mais objetiva, e de certa maneira, mais fácil, os músculos peitorais.

* SUPERIOR

Supino Inclinado

Supino Inclinado com Halteres

Crucifixo Inclinado com Halteres

* MÉDIO


Supino Horizontal (“Reto”)

Supino “Mãos aproximadas”

Flexões em solo

Repulsões em barras paralelas (“Dips”)

Supino com Halteres

Crucifixo com halteres

Crucifixo no Aparelho

Crucifixo em Pé com Polia

Pull-over com Halteres

Pull-over com Barra

* INFERIOR

Supino Declinado

Declina com Halteres

Crucifixo Declinado.

domingo, 27 de novembro de 2011

Agachamento Completo

Exercícios para o glúteo

Atenção: Este exercício não é recomendado para pessoas iniciantes, pessoas com problemas nas costas e joelhos. Este tipo de agachamento permite uma maior amplitude de movimento, e permite que o tronco para manter uma posição mais vertical do que outros tipos de agachamento, devido à posição do pé ea posição mais elevada bar.Procure a orientação do professor para a realização dos exercícios.

Músculo Principal:
Quadríceps
Músculo secundário: Glúteos, Isquiotibiais, Triceps sural.

Variações: O exercício também pode ser realizado com halteres.

Cadeixa Flexora

Exercicios para Posteriores de Coxa


Atenção: Nunca use muito peso sobre o exercício que você começar a treinar pois você corre o risco de lesionar tanto região lombar como também isquiotibiais. Procure a orientação do professor para a realiação dos exercícios.
Músculo Principal: Isquiotibiais ou posteriores de coxa.

Variações: Este exercício pode ser realizado de várias formas tanto em pé, quanto sentado e deitado.

Stiff

Exercicios para o glúteo - Stiff

Atenção: Isto não é um exercício que é recomendado para pessoas com problemas nas costas. Além disso, ele precisa ser tratado com o maior respeito com especial atenção para não volta as costas para a frente como você mover o tronco para baixo, a volta deve ser sempre em linha reta. Finalmente, a solavancos ou fazer muito peso pode lesionar as costas. Procure a orientação do professor para a realização dos exercícios.

Músculo Principal: Isquiotibiais ou posteriores de coxa.
Músculo secundário: Glúteos

Variações: O exercício também pode ser realizada com uma barra.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Qual o melhor tipo de roupa para a prática de atividade física?


Qual o melhor tipo de roupa para a prática de atividade física?

Bom, vamos então para o que interessa: quem por acaso nunca viu na rua uma pessoa correndo sob um sol de mais de 30°C trajando calça e casaco de moletom? Provavelmente esse indivíduo não está preocupado com as tendências da moda ou muito menos passando frio, na verdade ele está numa tentativa (equivocada) de emagrecer. Tem até aquelas outras pessoas que não estão acima do peso, mas apenas com uma barriguinha saliente, então o que fazem? Colocam um plástico em volta da cintura, na tentativa de “derreter” a gordura da barriga. Mas será que esse tipo de prática funciona?

A resposta é NÃO!!! Com certeza essas pessoas devem ter uma sensação de dever cumprido, quando chegam em casa e notam que a roupa está molhada, ou que o plástico está encharcado!! Mas molhado ou encharcado de que? De gordura é que não é. Simplesmente é uma grande quantidade de suor que deveria ter sido evaporado e não foi por causa da “barreira” que a roupa e o plástico formaram.

A evaporação do suor é um mecanismo imprescindível para a regulação da temperatura corporal, a qual é controlada por um constante equilíbrio entre a intensidade da perda do calor e a intensidade da produção de calor. Além da evaporação da água pela pele (suor) e pelos pulmões, o calor é perdido por outros dois meios: a radiação e a condução para o ar e para os objetos sólidos. Quando uma pessoa está despida e sentada num banco em um quarto com temperatura constante de 21°C, cerca de 60% do calor perdido por esse indivíduo é através da radiação, 15% por condução para o ar, 3% por condução para o chão e banco e por fim, cerca de 22% do calor produzido no corpo são removidos pela evaporação.

Então qual seria a roupa ideal para a prática de atividade física?

Bom, para as mulheres em específico tem um detalhe importante, que é dar sustentação aos seios, sendo muitas vezes necessário usar um top. Nos climas tropicais como o nosso, que faz bastante sol e calor, a roupa tem que ser planejada para dois fins: (1) para a proteção dos raios solares e (2) para permitir a máxima evaporação do suor. Portanto roupas mais claras refletem mais os raios solares fazendo com que elas sejam mais frescas do que a roupa preta, que absorve os raios luminosos. E materiais como o linho e algodão permitem muito mais a evaporação do que tecidos plásticos e a lã. Hoje em dia a indústria têxtil e de materiais esportivos tem desenvolvido diversos tecidos com essas finalidades, podemos citar o exemplo dos chamados dry-fit, entre outros. Sem dúvida nenhuma, roupas leves, que permitam uma melhor execução dos movimentos, com tecidos frescos que permitem uma boa evaporação do suor e proteção contra raios solares, são as roupas ideais para praticar atividades físicas.

Como conseguir definição muscular


Definição muscular

Quando o assunto é estética corporal, é comum o uso de termos como definido, “rasgado”, “trincado” e muito. Possuir um abdômen delineado e um corpo com a aparência atlética é o principal objetivo da grande maioria dos freqüentadores das academias. Infelizmente, muitos recorrem a estratégias não tão saudáveis para o alcance deste objetivo, como as dietas da moda ou a utilização de diuréticos e outras drogas.
Algumas dicas:

1. Através de uma avaliação física, é possível determinar o quanto de gordura corporal você deseja perder e, se realmente, esse tanto é recomendado. Em média, para homens e mulheres envolvidos com treinamento desportivo, 15% a 7% e 18% a 10% de gordura corporal, respectivamente, são indicados como aceitáveis, tanto a nível estético quanto na manutenção da saúde.

A restrição calórica somada aos exercícios intensos pode promover uma depleção drástica das reservas de gordura e ocasionar um desequilíbrio hormonal (baixa produção do hormônio estrógeno) e causar a suspensão da menstruação (amenorréia), o que agrava a perda óssea (osteoporose) e dificulta a absorção de vitaminas lipossolúveis (A., D, E e K). Nos homens, percentuais de gordura inferiores a 6% ocasionam um fenômeno chamado giconeogênese, que é a produção de energia através de fontes que não sejam os carboidratos e as gorduras. Infelizmente, o corpo na escassez destes, recorre à proteína muscular (perdendo a massa muscular tão duramente conseguida) para obter a energia necessária para a continuidade da atividade e sobrevivência.


2. Exercício físico é o maior estímulo para a “queima” de gordura. O exercício físico aumenta sua TMR (taxa metabólica em repouso), ou seja, quando você se exercita, seu organismo continua queimando calorias por algumas horas, mesmo descansando. E no repouso o principal substrato energético é a gordura. Se o treinamento for de exercícios resistidos, como a musculação, a queima pós-treino ainda é maior, devido à situação hormonal e enzimática que se forma para evitar a degradação e reparação protéica e repor as reservas de glicogênio utilizadas no exercício (ver Musculação e emagrecimento).

3. A intensidade dos exercícios deve ser levada em consideração: os estudos já mostraram que se exercitando aerobicamente de 20 minutos ou mais, em 50% - 70% da sua freqüência cardíaca máxima, a predominância do substrato energético utilizado é a gordura. Mas, se você utilizar um percentual mais alto (75% acima), queimaria uma porcentagem inferior de gordura, mas em compensação, acabaria queimando mais calorias totais, incluindo mais calorias de gorduras. Nos exercícios resistidos não é diferente. Existem muitos métodos e sistemas de musculação que podem estimular e exigir uma resposta dos seus músculos. Treino em circuito, superséries, tri-séries, diminuição dos intervalos entre as séries/exercícios dentre outros artifícios estão disponíveis com um planejamento correto do treinamento.


4. Alimente-se várias vezes ao dia: o corpo trabalha continuamente buscando o equilíbrio (homeostase). Por isso devemos ajudar o corpo a utilizar esse recurso natural: devemos dividir nossas refeições diárias em 05 – 06 refeições, justamente para que o corpo não procure uma economia energética como ocorre quando ingerirmos 03 refeições diárias ou utilizamos dietas hipocalóricas: o corpo inicialmente queima o mesmo número de calorias, que resultará em perda de peso corporal durante um período. Porém, quando perceber a quebra da homeostase, ele irá ajustar-se para compensar a diminuição na oferta do alimento, diminuindo a TMB (taxa metabólica em repouso). Refeições freqüentes durante o dia evitam a diminuição do metabolismo, contribuindo para a utilização dos nutrientes na produção de energia imediata. Alguns estudos ainda demonstram que, para evitar a diminuição e adaptação do metabolismo e maximizar a absorção dos nutrientes, deve-se calcular a ingestão calórica para um dia e depois a semanal e com esses dados, promover ingestas calóricas diárias diferenciadas, objetivando uma taxa metabólica constante.


5. Reduza a ingestão de gorduras:
o organismo trabalha muito mais intensamente queimando carboidratos do que gorduras, ou seja, o efeito térmico ou a energia consumida para metabolizar as gorduras é menor do que a utilizada na queima dos carboidratos. Vinte por cento, ou menos, das calorias totais diárias corresponderiam às gorduras em uma dieta convencional;

6. Adeqüe melhor a ingestão das proteínas:
ofereça ao organismo proteínas suficientes para que elas façam seu trabalho: desenvolver e reconstruir os tecidos, principalmente o tecido muscular. Dieta hiperproteica além de ser severa no ponto de vista de manutenção da mesma, promovem desidratação (por isso que as pessoas ficam maravilhadas com o resultados obtidos!), comprometimento da capacidade de permanecer contraindo o músculo durante determinado tempo sem que ocorra a fadiga e a sobrecarga do sistema renal (devido a desidratação provocada). Mesmo assim, é consenso que para perder gordura e manter a massa muscular intacta, deve-se ingerir 1,6 – 2,0 grama/kg/dia de proteínas, o que eqüivale a 15% a 25% das calorias diárias totais (veja Ingestão de proteínas);

7. Não corte os carboidratos:
os carboidratos são responsáveis para que ocorram reações bioquímicas envolvidas com o metabolismo das gorduras, poupam as proteínas de serem utilizadas como substrato energético e reabastecem o corpo com glicogênio, que são armazenados nos músculos e no fígado e oferecem energia para as contrações musculares. 08 – 10 gramas/kg/dia são recomendadas (60% - 70% das calorias totais diárias);

8. Evite as calorias vazias:
alimentos açucarados, fritos e álcool devem ser evitados por não oferecerem nutrientes de qualidade para a construção de um corpo definido e forte.

9. O uso de suplementos deve ser pensado com cuidado:
existem poucas evidências a respeito de suplementos que possam realmente ajudar na queima de gordura. Desenvolva hábitos saudáveis com nutrição e exercícios físicos e evite modismos. Suplementos devem ser utilizados quando existe carência de nutrientes.

Existem muitas outras técnicas sendo utilizadas, mas existe um ponto em que todos os estudos bem dirigidos convergem: 0,5 – 1 kg/semana é a faixa saudável para a perda de peso corporal, sem atrapalhar o desempenho desportivo e rotineiro do indivíduo. Procure um nutricionista para adequar de forma correta sua nutrição e um profissional de Educação Física para a elaboração de exercícios físicos que o auxiliem ao alcance da definição muscular. Os resultados dependem somente da determinação pessoal: VOCÊ é quem determina o sucesso!! BONS TREINOS!!!

Carlos Magno.

Como desenvolver as panturrilhas


Como desenvolver as panturrilhas?


A panturrilha é denominada formalmente tríceps sural, por ser composta de três músculos: sóleo, gastrocnêmio medial e gastrocnêmio lateral. O sóleo é o músculo mais interno, e atua como motor primário da flexão plantar com a perna flexionada (como no aparelho conhecido por burrico). Os gastrocnêmios são mais superficiais e também fazem a flexão plantar só que sua atuação é mais evidente quando o movimento é realizado com a perna estendida, podendo participar também da flexão do joelho. O desenvolvimento deste grupo muscular talvez seja o maior desafio dos praticantes de musculação, tanto que muitos desistem da tarefa culpam a genética pelo seu insucesso.

Algumas dicas para desenvolver as panturrilhas são:


- trabalhe na maior amplitude de movimento possível
– alongue o máximo que puder e aproveite os momentos de contração, lembre-se: quanto maior for a amplitude de movimento maior o recrutamento de unidades motoras e melhores as respostas fisiológicas (Gentil, 2011) (veja também Amplitude).

- alongue-se – o músculo encurtado é sinônimo de músculo pouco desenvolvidos (Dupont Salter et al., 2003; Fujita et al., 2009), portanto, mantenha a musculatura alongada. O encurtamento é visto principalmente em mulheres, devido ao uso prolongado de saltos.

- não esqueça a fase excêntrica -
os benefícios da fase excêntrica do movimento já são bem conhecidos, mas geralmente são negligenciados nos treinos de panturrilha.

- esqueça o "burrico" por uns tempos – prefira os aparelhos em que o exercício seja feito com as pernas estendidas, pois assim se ativará melhor os gastrocnêmios, que possuem maiores proporções de fibras rápidas que o sóleo (cerca de 60% para o primeiro e menos 15% para o segundo).

- treine com intensidade – esqueça o mito de fazer muitas repetições com pouca carga. Lembre-se do estudo de Fry (Fry, 2004) no qual se demonstra que tanto as fibras tipo I quando as tipo II precisam de intensidade para se desenvolver.

- controle a freqüência de treino - uma implicação prática da menor ocorrência de microlesões nas fibras lentas pode ser a possibilidade de se treinar com mais freqüência os músculos nas quais elas predominam.

- mantenha controle do movimento tanto na fase excêntrica quanto na concêntrica – a velocidade de movimento é uma variável importante para as adaptações ao treino, até porque o tempo sob tensão é um fator importante (Gentil, 2011), mas isso é esquecido nos treinos de panturrilha. É comum ver pessoas se concentrando e controlando a velocidade durante um supino, mas durante uma flexão plantar parece que se está apostando uma corrida contra a máquina!

- leve o treino de perna a sério e não desista – segundo Charles Poliquin: "se fosse imposta uma lei nas academias dizendo que para cada série de bíceps realizada fosse feita uma de panturrilha, daqui a um ano, você veria a média das medidas de panturrilha crescer, no mínimo, cinco centímetros". Concordo com Poliquin e acrescentaria um artigo a esta lei determinando que as séries deveriam ser feitas com a mesma dedicação, concentração e intensidade.

Paulo Gentil.

Nutrição e atividade física


Nutrição e atividade física

Neste texto, gostaria de dar uma noção geral sobre aspectos da nutrição com relação à atividade física, lembrando que para orientações específicas e individualizadas, principalmente para atletas que desejam melhorar sua performance, é importante uma avaliação com um nutricionista.

Todos os dias, vemos nos meios de comunicação novas dietas, suplementos alimentares e dicas nutricionais para atletas. A alimentação realmente influencia na performance da atividade física, no entanto, devemos tomar cuidado com os modismos e nos basear em dados que são comprovados.

Ao falarmos sobre nutrição e atividade física, é importante lembrar que tudo começa com um hábito alimentar saudável com ingesta calórica suficiente para manter adequado o peso corporal. Para pessoas que fazem atividade física leve a moderada de até 60 a 90 minutos por dia, uma dieta equilibrada no dia-a-dia é suficiente, não havendo necessidade de cuidados especiais, lembrando-se apenas que se deve evitar o treinamento em jejum.

Para atletas (profissionais ou amadores) com um ritmo de treinamento mais intenso, alguns cuidados são importantes já que o gasto energético pode ser muito alto. Por exemplo, ciclistas de elite na volta da França podem chegar a gastar até mais de 6.000 calorias por dia.

Ingesta durante o exercício: Os carboidratos são a principal fonte de energia durante a atividade física, principalmente nas atividades aeróbias de longa duração e alta intensidade, no entanto, seus estoques no fígado e nos músculos são limitados. Por esse motivo, a sua reposição durante exercícios de alta intensidade com mais de 60 a 90 minutos pode melhorar a performance do atleta. Esta reposição deve ser feita com cerca de 30 a 60g de carboidratos por hora, podendo ser ingeridos em diversas formas disponíveis no mercado (malto-dextrina, barras, gel, etc...) conforme a preferência do atleta.

Ingestão antes do exercício

Vale ressaltar inicialmente que nunca se deve treinar em jejum. Antes de provas, uma refeição rica em carboidratos cerca de 3 a 4 horas antes pode melhorar a performance, embora esse efeito seja discutível caso seja realizada reposição adequada durante a atividade física. Deve-se evitar a ingesta de grandes quantidades de carboidratos pouco tempo antes da prova (30 a 60 minutos), pois além de poder causar desconforto pelo estômago cheio, pode levar a uma elevação da quantidade de insulina no sangue que pode ser inadequada para a atividade física. Uma exceção seria em casos de provas logo pela manhã em que o atleta ficou a noite inteira em jejum.

Ingesta após o exercício

Ingesta após o exercício: Após provas ou treinamentos prolongados, é importante que o atleta faça uma ingesta maior de carboidratos para recuperar os estoques utilizados. Isto é particularmente importante em provas compostas por várias etapas ou esquemas de treinamento intenso em que o atleta terá um tempo de recuperação de até 24 horas. Esta reposição deve ser iniciada precocemente, de preferência até 2 horas após o término da prova ou treinamento e pode ser feita também com a adição de proteínas com, por exemplo, um iogurte ou uma porção de queijo.

Suplementação protéica

É muito comum a suplementação protéica por atletas que visam aumentar a massa muscular. É verdade que atletas, principalmente os que treinam com grandes sobrecargas (pesos), apresentam uma necessidade maior de proteínas, no entanto, na maioria dos casos, essa necessidade pode ser obtida pela alimentação. Uma quantidade insuficiente de proteínas realmente pode limitar o ganho de massa muscular, porém, não há evidências que comprovem que o uso em excesso de proteínas vá causar aumento da massa muscular. Por esse motivo, a suplementação deve ser realizada apenas sob a orientação de um nutricionista.

Suplementação de vitaminas e minerais


A utilização de multivitamínicos é muito comum entre os atletas. No entanto, na maioria dos casos, uma dieta adequada é suficiente para suprir as necessidades mesmo de atletas com treinamento mais intenso. Além disso, não existe comprovação de que a ingesta de níveis acima dos normais melhore a performance. Entre os minerais, a deficiência de ferro é o problema mais comum, sendo que algumas pessoas como atletas vegetarianos, do sexo feminino ou com treinamentos mais intensos apresentam um maior risco de desenvolver anemia por deficiência de ferro que pode levar a uma queda importante da performance. Por esse motivo, esses atletas devem ser acompanhados com maior cuidado e sempre que necessária, a reposição deve ser iniciada o mais precocemente possível. Mais uma vez, a suplementação deve ser realizada sempre com a orientação médica ou de um nutricionista.

Por último, quando pensar em melhorar sua condição nutricional, reveja primeiro seu hábito alimentar antes de entrar em uma loja especializada e começar a tomar uma série de suplementos.

Entenda para que serve a avaliação física


Entenda para que serve a avaliação física

Quando você se matriculou na academia foram logo dizendo: precisa fazer a avaliação física. Será que precisa mesmo?

Se você perguntar porque deve fazer a avaliação física, provavelmente a resposta será que trata-se de uma medida de segurança da academia para saber se tudo vai bem com você. É uma meia verdade.

De fato através da avaliação física, o professor consegue identificar alguns problemas de saúde ou pelo menos que algo não vai muito bem e assim encaminhar você para o médico, mas se já passou pelo médico, fez exames, está apto a frequentar a academia e entregou seu atestado, esse argumento deixa de ser válido. Lembrando que o atestado médico para a prática de exercícios é obrigatório em alguns municípios, para saber mais sobre a importância do atestado médico leia aqui.

Então para que serve, de fato, a avaliação física?

A resposta é simples: para saber se o programa de exercícios que você está seguindo é eficaz.

A avaliação física serve para medir. Medimos o antes e o depois para poder comparar.

E o que medimos?

O correto seria medir aquilo que desejamos saber, então deveria haver uma certa diferenciação nos protocolos de avaliação física dependendo do objetivo da pessoa que está sendo avaliada. Contudo existem algumas medidas que são comuns na maioria das avaliações.

Peso e altura

Com sua relação é possível mensurar o IMC (Índice de Massa Corpora), importante para determinar o grau de obesidade. Lembrando que não deve ser usado por pessoas treinadas e atletas.

O peso também é usado em fórmulas para calcular a composição corporal (quanto de gordura e massa magra) e também no cálculo do gasto calórico.

Circunferências

São os diâmetros dos seguimentos corporais, medidos em locais específicos que permitem:

* Verificar discrepâncias no desenvolvimento muscular entre o lado direto e o lado esquerdo;
* Calcular a composição corporal (é usado em algumas fórmulas);
* Acompanhar o desenvolvimento muscular;
* Analisar o risco de desenvolver doenças cardíacas (circunferência abdominal).

Dobras cutâneas

Medida mais ou menos precisa usada para calcular a composição corporal. São medidas em locais específicos e podem variar, em número, conforme o protocolo utilizado no teste.

Outras medidas


É bastante comum, principalmente em academias, fazer uma análise postural, medida de força, flexibilidade e teste cardiovascular (ergométrico submáximo).

Como funciona a queima de gordura?


Como funciona a queima de gordura?

Antes de iniciar gostaria de lembrar que gordura, não sai na urina, não some com massagens, não desaparece com o uso de cremes, nem tão pouco bebendo chás. Existem apenas duas formas de eliminá-la, uma é cirúrgica (lipoaspiração) e a outra metabólica, é sobre essa que vou falar.

Porque acumulamos gordura?

A gordura tem funções metabólicas importantes, um bom exemplo é disso é a falta da menstruação (amnorréia) em mulheres com percentual de gordura muito baixo, além de servir como isolante térmico e de ter função protetora. A gordura também é fonte de energia para nosso organismo que, na falta de glicose, procura por ela para suprir as necessidades do funcionamento do nosso organismo.

A gordura não é ruim, o problema está no excesso dela.


Se ela é fonte de energia como podemos fazer para otimizar a sua utilização? A resposta está na ponta da língua da maioria: fazendo exercícios aeróbios. E você sabe o que são exercícios aeróbios?

Com certeza poderá me dar inúmeros exemplos, mas será que sabe mesmo o que eles são e porque queimam a gordura com mais facilidade?

Como funciona a queima de gordura?


No nosso organismo temos três sistemas que suprem as necessidades energéticas: imediato, curto prazo e longo prazo. Nenhum deles funciona sozinho, mas têm predominância em um determinado momento.

O imediato é responsável por fazer você levantar do sofá e atender o telefone assim que ele toca, também é responsável pela saída de um atleta em uma prova de natação. Essa energia está acumulada dentro do músculo em reservas de ATP-CP.

O sistema de curto prazo é o responsável pela execução de tarefas do dia a dia e também pela corrida de 100m de um atleta, através de um processo chamado glicólise, utiliza além da reserva que está no músculo, o carboidrato que está circulando no seu corpo em forma de glicose.

O sistema de longo prazo é o responsável por atividades sem interrupção e de longa duração, um exemplo clássico são as provas de maratona e para nós “mortais” longas caminhadas pelo parque. Para ser classificado como sistema de longo prazo há uma regra, o consumo de oxigênio deve permanecer estável pelo maior tempo possível. Nesse momento não há carboidrato disponível para ser utilizado e para poupar as reservas de energia nos músculos o organismo utiliza a gordura como fonte de energia. Esse sistema funciona no metabolismo aeróbio.

Na prática funciona assim:


1. Começamos a caminhar, o que deu o start foi o sistema imediato, e nos primeiros momentos o sistema de curto prazo é que nos faz funcionar.
2. Continuamos andando, nosso coração acelera e com ele nossa respiração também. Os pulmões oferecem mais O2 ao sangue que é bombeado com mais frequência pelo corpo, levando nutrientes para os músculos.
3. A frequência cardíaca sobe até um determinado momento onde mantém-se estável, isso significa que também o O2 ofertado ao organismo se estabilizou, esse momento é chamado de primeiro limiar.
4. Continuamos andando, no mesmo ritmo, e por um determinado espaço de tempo, a frequência cardíaca vai se manter estável (igual), esse tempo vai variar de pessoa para pessoa. Quem é mais condicionado, consegue se manter nessa fase por mais tempo. É aqui que a gordura é usada!
5. Continuamos caminhando e vamos ficando mais cansados, nesse momento a frequência cardíaca começa a aumentar novamente, e é chamado de segundo limiar. O organismo deixa de usar a gordura e passa a usar o glicogênio armazenado no músculo e glicose produzida pelo próprio organismo em processos metabólicos e produz também ácido lático que irá levar à fadiga.

Treino intervalado


Treino intervalado: diferenças

O treino intervalado tem por característica alternar momentos de esforço com momentos de recuperação e pode ajudar a melhorar seu desempenho. Um estudo publicado no Journal of Science and Medicine Sport mediu o quanto a corrida melhora com treinos intervalados., enquanto o grupo que só fez treinos regenerativos melhorou o tempo em 1s, aqueles que fizeram dois treinos intervalados tiveram uma redução de até 50s.
O objetivo desse tipo de treino é fazer o corredor ultrapassar a zona de conforto e com isso conseguir ganhos fisiológicos que só são possíveis acima de determinado patamar de esforço.

Benefícios do treino intervalado

* Eleva o limiar anaeróbio
* Reduz a fadiga muscular
* Melhora a captação de oxigênio

Quem pode fazer?


Qual pessoa pode fazer, do iniciante ao avançado. Basta que as estratégias sejam adequadas ao nível de condicionamento de cada um. Aconselha-se restringir esse tipo de treino à no máximo 2x por semana.
Diferenças: Intensivo x Extensivo

Intervalado curto (intensivo)


* Máximo de 3 minutos de estímulo em velocidade alta, até 50% acima da velocidade média de prova
* Permite índice maior de consumo de oxigênio VO2
* Mais indicado para ganho de velocidade
* Estimula o uso das fibras de tipo II

Intervalado longo (extensivo)

* Duração de 3 à 15 minutos, em intensidades pouco acima da velocidade média de prova.
* Trabalha melhor as fibras de tipo I
* Melhora o aproveitamento do consumo de oxigênio
* Garante mais economia de corrida e melhora o ritmo da prova

Como escolher suplementos alimentares

Os posts sobre suplementos alimentares aqui no Fique INforma costumam gerar muita polêmica. Diversos leitores pedem para que eu indique um suplemento e diga como tomar. Isso é fazer prescrição, e como Profissional de Educação Física não estou autorizada. O que posso é orientar como escolher um suplemento de qualidade, diante de tantos tipos e marcas disponíveis no mercado.


1. Antes de tomar qualquer suplemento alimentar consulte um nutricionista. É esse profissional que irá determinar se há necessidade de suplementar e qual o tipo de suplemento você pode e/ou deve tomar. Usar o que seu amigo usa ou o que seu professor da academia indicou é jogar dinheiro fora. Leia aqui.
2. A maioria dos suplementos não fazem o efeito que prometem. Esse é um fato cientificamente comprovado. Geralmente os resultados estão ligados à uma boa alimentação e um bom programa de treinamento e não à suplementação. Leia mais sobre esse assunto aqui.
3. Cada suplemento tem uma função específica, o que é bom para seu amigo pode não ser para você. Suplementos a base de proteínas são construtores, os a base carboidratos fornecem energia, há ainda os que tem múltiplas funções, mas é preciso tomar cuidado com essas regras, pois elas não valem para todos. Por exemplo, você pode estar com dificuldade em ganhar massa muscular por uma deficiência na ingestão de carboidratos, portanto se entupir de proteína não vai resolver seu problema. Só um Nutricionista pode avaliar suas reais necessidades.
4. Prefira comprar de lojas (pessoa jurídica), do que de um amigo ou professor. Comprando de uma loja lo, se houver algum problema, será mais fácil reclamar. Você estará amparado pela lei de defesa do consumidor. Pode ser uma loja física ou virtual como essa aqui.
5. Prefira adquirir produtos de marcas conhecidas. Comprando produtos de marcas conhecidas, consolidadas no mercado, as chances de adquirir um produto de baixa qualidade são menores. Se você não conhece nenhuma marca, com certeza seu Nutricionista conhecerá e poderá dar boas dicas.

Finalidades do trabalho de força


Finalidades do trabalho de força

Estético

Desenvolvimento e manutenção da estética corporal.

Terapêutico

Correção e ou estabilização de desvios e disfunções orgânicas, reabilitação, etc..

Profilático

Prevenção de desvios posturais e distúrbios funcionais oriundos de hipocinesias e lesões atléticas.

Preparação Física

Desenvolvimento e aprimoramento das qualidades físicas relacionadas as estruturas neuromusculares.

Competitivo

Levantamentos Básicos, Olímpicos, Fisiculturismo

Especiais

Aplicada na infância e adolescência

Aplicada à 3ª idade

Aplicada à Hipertensos

Aplicada à Cardiopatas

Aplicada à Diabéticos, etc...

Pirâmide da Atividade Física

O número ideal de repetições


O número ideal de repetições


Se eu lhe perguntasse qual o número ideal de repetições para se obter hipertrofia o que você me responderia? Seria 10? Ou 8? Algo em torno de 12?

Infelizmente muita gente ainda acredita em um número lendário de repetições considerado ideal. Quem nunca fez uma série de "três de dez" (3 X 10)? Parece que há um limite mágico a partir do qual a hipertrofia começa a surgir (geralmente 8) e acima do qual ela magicamente é interrompida (normalmente 12), parece que o músculo possui um contador implacável acionando os sinais de hipertrofia quando se supera a sétima repetição e os interrompendo a partir da décima terceira.
Definitivamente o referido contador não existe, e esta rigidez numérica é totalmente desprovida de comprovações confiáveis.

Não me entendam mal, o número de repetições é um fator fundamental, mas jamais deve ser analisado isoladamente dentro do complexo contexto que origina a hipertrofia muscular, para sermos mais precisos devemos analisar a velocidade da contração tanto excêntrica quanto concêntrica, tempo de pausa na contração e no alongamento, ênfase dada em determinados ângulos etc... A fim de ilustrarmos o contexto multifatorial seguem dois exemplos (pense na rosca bíceps direta realizada com o protocolo clássico de 3 x 10, variando a carga de acordo com série):

1. Na primeira série imagine-se levando um segundo para realizar cada repetição, na segunda aumente o tempo de cada repetição para 6" e na terceira suba para 15". No primeiro caso sua série estaria acabada em 10 segundos, no seguinte ela levaria 1 minuto, já no último você demoraria algo em torno de 2 minutos e meio.

Aqui há notáveis diferenças entre as vias metabólicas necessárias para manter o exercício, no primeiro caso recorreria-se prioritariamente à via anaeróbia alática (utilizando prioritariamente os fosfatos de alta energia), já a segunda série entraria em maiores escalas no metabolismo anaeróbio de glicídios, provavelmente aumentando as concentrações de lactato e reduzindo o pH, e o terceiro provavelmente já começaria a entrar no metabolismo oxidativo. Do ponto de vista neuromuscular os três protocolos produzirão diferentes estímulos e distintos padrões de recrutamento das unidades motoras. Portanto ocorreriam adaptações diferenciadas para cada caso.

2. Agora imagine que você sempre leva 6 segundos para realizar cada repetição, sendo que na primeira série "sobe" o peso em 1 segundo e o "desce" no mesmo tempo, mantendo o peso na posição de descanso durante os 4" restantes, na série seguinte a cadência seria de 1 segundo na subida e 5 na descida, com o contrário na terceira 5" para subir e 1" para descer ambas sem nenhum descanso na fase inicial/final do movimento.

Aqui teríamos novamente três trabalhos distintos, com diferentes respostas adaptativas bioquímicas e morfológicas.

Sim, creio que consegui convencê-los que existem diferenças entre as diversas maneiras de executar um movimento, mas (o que realmente interessa) como manipular tudo isto para ficar "grande"? Bem... Sinto decepcioná-lo, mas não posso dar a fórmula mágica (nem vendê-la), não...não pare de ler o texto e nem apague minha página da sua lista de favoritos, permita-me explicar.

Antes de sair por aí dizendo que existe um número ideal de repetições para hipertrofia é necessário que se conheça os prováveis mecanismos de hipertrofia (não se preocupe, não vou explicar isso detalhadamente....agora).

Respostas hormonais

Tempos de contração moderados a altos e descasos curtos entre as séries produzem maiores picos de GH, porém lembre-se que é discutível a influência deste hormônio na hipertrofia muscular. Já os treinos de cargas altas com períodos longos de descanso, liberam maiores quantidades de testosterona (KRAEMER et al, 1990).

Hidratação celular (HÄUSSINGER, et al, 1993; WALDEGGER, et al, 1997; MILLAR ; et al, 1997)
Para que se consiga um melhor fluxo sangüíneo local é recomendável não prolongar muito os descansos e manter tempos de contração suficientes para originar os desequilíbrios na homeostase necessários a ocorrência desta reação (diminuição do pH, elevação do lactato...).

Microlesões (RUSSELL et al, 1992; SCHULTZ et al, 1995)

As microlesões são geradas principalmente por contrações excêntricas, então "SEGURE A DESCIDA!". Agora algumas pequenas provocações: pergunte-se (e a pessoa que lhe falou sobre o assunto):

1) Por que as contrações excêntricas geram mais microlesões? Supondo que as microlesões causam hipertrofia ("através da supercompensação")
2) Por que cada vez que você se machuca (por exemplo um rompimento, distensão, corte...) esta supercompensação não é visível?
3) Seria, então, possível induzir hipertrofia por outros meios (impactos, cortes...)?
4) Como uma lesão pode gerar esta supercompensação?

TEMPO DE CONTRAÇÃO X REPETIÇÕES

Note que eu falei em tempo de contração e não repetições, prefiro usar este termo e livrar-nos desta prisão algébrica e da famigerada 3x10. Muitos autores atribuem a hipertrofia ao tempo em que o músculo permanece sob tensão e não somente a determinados algarismos. Segundo VERKHOSHANSKY (2000) "a chave para o tamanho muscular é levantar um peso de cerca de 80% do máximo por 8-12 repetições durante 40-60 segundos" (p.27).

POLIQUIN por exemplo, refere-se a tempos entre 20 e 70 segundos como ideais para ganhos de massa muscular. Este autor propõe uma perspectiva de análise onde leva-se em conta o tempo da fase excêntrica, da pausa e da fase concêntrica, por exemplo, realizar agachamento com 3 séries de 6 repetições com tempo 321, significa que você levaria 3 segundos para descer, pararia no "fundo" do agachamento durante 2 segundos e subiria em 1 segundo (o primeiro digito se refere a fase excêntrica o segundo a pausa e o terceiro a fase concêntrica).

Conclusão

Esqueça a fórmula mágica, esqueça "o número ideal de repetições", esqueça o que você leu em revistas "especializadas" e esqueça as séries imutáveis.

Para alcançar seus objetivos é imprescindível usar racionalmente todas as estratégias. Segundo boa parte dos verdadeiros especialistas tempos de contração próximos a 60 segundos, com repetições durando entre 4 e 6 segundos (tempos 301 a 402) seriam indicados para compor a maior parte da elaboração dos treinamentos de hipertrofia, porém esta metodologia não deve ser a única.

Prender-se a números de repetições pode até prejudicar seu desenvolvimento. O segredo está em manipular todas as variáveis de acordo com o músculo, características individuais e o objetivo do treino. Deve-se organizar tudo adequadamente dentro de um planejamento a curto prazo, que deve estar devidamente estabelecido no planejamento de médio prazo, o qual por sua vez é componente do planejamento a longo prazo. A montagem e prescrição de séries são fatores muito complexos e o menor detalhe deve ser visto sempre como componente desta estrutura intrincada e potencialmente instável, o sucesso tem muito a ver com o conhecimento e manipulação destas variáveis, daí a importância de ter um bom profissional lhe acompanhando.